7 de julho de 2015

Narrativa policial, romance de detetive (Auden)


AUDEN, W. H. Pistas para uma autópsia da narrativa policial (trechos)
In: MATRAGA, n. 4-5. Rio de Janeiro: UERJ/IL, 1988. Quadrimestral.*
Foto colhida do blog Clube de Leitores em uma postagem sobre os escritores e seus gatos
[A vítima] deve tentar satisfazer a duas exigências contraditórias. Deve suportar a suspeita de todos – o que implica ser ela uma personalidade negativa; e deve obrigar todos a se sentirem culpados – o que exige ser ela antes uma personalidade positiva. Quanto mais geral for a tentação de crime que ela suscita, melhor será; por exemplo, o desejo de liberdade é um motivo melhor que o dinheiro ou o sexo sozinhos.

[Aqueles que assumem o papel de vítimas] devem ser culpados de qualquer coisa, pois agora que o estético e o ético estão em oposição, se são totalmente inocentes (obedecendo à ética), perdem seu interesse estético, e o leitor não lhe prestará mais atenção (...) o crime é o ato de deslocamento pelo qual a inocência se perde, e o indivíduo e a lei chegam a opor-se um à outra.

Com relação ao meio, Auden diz que: 
(...) A narrativa policial exige uma sociedade fechada (...) que deve parecer inocente e se encontrar num estado de graça, isto é, uma sociedade em que não há necessidade de lei, em que não existe contradição entre o individual estético e o universo ético, e em que, por conseqüência, o crime é um ato desconhecido que precipita uma crise (pois revela que um membro caiu e não se encontra em estado de graça). A lei torna-se realidade e, por um momento, todos devem viver sob sua sombra, até que o indivíduo caído seja identificado. Com sua prisão, a inocência é restaurada, e a lei se retira para sempre.

O assassino é uma criação negativa, e todo assassino é então um rebelde que afirma o direito a todo poder. Seu patético reside em sua recusa a sofrer. O problema do escritor consiste em esconder o orgulho demoníaco do assassino aos outros personagens e ao leitor (...). Surpreender o leitor, quando a identidade do criminoso é revelada, convencendo-o de que tudo o que lhe foi contado antes sobre o assassino é coerente com este fato, constitui a pedra de toque da boa história policial.

O detetive, segundo as definições audenianas, seria aquele cuja tarefa:
 (...)  consiste em restaurar o estado de graça no qual o estético e o ético formavam apenas uma unidade. Como o assassino que causou a separação é o indivíduo esteticamente provocante, seu adversário, o detetive, deve ser ou o representante oficial do ético, ou um indivíduo excepcional que se encontra, ele próprio, em estado de graça. No primeiro caso, é um profissional; no segundo, um amador.

O crime
As instituições burguesas não devem viver à sombra do medo de uma não-punição para os vilões; a ordem tem de ser mantida através do cumprimento da lei, pois todo ato ilegal tem por objetivo barbarizar a sociedade e atingir a quem conseguiu capitalizar o próprio esforço. A idéia de um crime perfeito, nesse sentido, geraria um desconforto na burguesia, que quer ver salvaguardada sua condição social. Seguindo o mesmo pensamento, deve-se sempre saber de onde vem o perigo para evitá-lo ou para poder punir seu responsável. Crime perfeito é sinônimo de caos e onde há caos não há tranqüilidade ou lucro.  

* Para ler o artigo na íntegra e a revista,
neste número totalmente dedicado ao gênero, CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário